O teatro olímpico de Palladio


Um lugar espetacular

     Em Vicenza, uma cidade perto de Veneza, um teatro renascentista inigualável sobreviveu milagrosamente por mais de quatro séculos. Uma joia escondida construída dentro de uma fortaleza abandonada, o Teatro Olímpico dá forma ao conhecimento do período da arquitetura romana clássica e coloca em prática desenvolvimentos artísticos contemporâneos como a perspectiva linear.

O teatro humanista e o novo palco da Renascença

     A Itália do século XVI testemunhou a crescente popularidade do teatro como uma forma cultural e um modo de entretenimento. Produções teatrais existiram durante toda a Idade Média, mas consistiam principalmente de encenações religiosas encenadas em plataformas temporárias em espaços ao ar livre, como praças da cidade.


     Com o surgimento da cultura humanista na Itália do século XV, os desenvolvimentos na arquitetura e no design teatral andaram de mãos dadas com os modelos literários que buscavam restabelecer as comédias e tragédias da Roma antiga. Mas os arquitetos interessados ​​em estudar a arte romana enfrentavam um problema: os célebres teatros da Roma antiga haviam sido desmantelados ou transformados em espaços utilitários durante toda a Idade Média. Felizmente, os arquitetos renascentistas puderam estudar os escritos do antigo arquiteto romano Vitrúvio, cujos “dez livros de arquitetura” explicavam como construir um teatro e descreviam a decoração. Um texto extremamente influente. O próprio Andrea Palladio ilustrou a primeira tradução italiana do tratado arquitetônico de Vitrúvio. A partir desse livro e do estudo de antigas ruínas, os arquitetos renascentistas foram capazes de formar uma imagem dos teatros romanos clássicos. Esses teatros tinham uma seção de assentos semicirculares, ou auditório, e um elaborado cenário de palco chamado Skene.

     Ao mesmo tempo em que os artistas da Renascença estudavam a arquitetura clássica, os desenvolvimentos pictóricos, como a perspectiva linear, entraram no palco teatral do século XVI - muitas vezes na forma de panos de fundo pintados, exibindo uma vista da cidade. Essa inovação introduziu um afastamento quando comparado ao palco medieval, que apresentava uma fileira de casas cenográficas representando locais bíblicos. Enquanto as produções teatrais clássicas e medievais eram eventos populares gratuitos, o teatro renascentista italiano era um recinto fechado e coberto construído para as elites da corte e associações de intelectuais eruditos.

Um auditório de inspiração clássica

     Palladio foi o arquiteto renascentista mais influente. Ele também foi um membro fundador da Academia Olímpica - um grupo de estudiosos em Vicenza que procurou recriar as produções teatrais da antiguidade clássica. Embora o Teatro Olímpico seja o mais antigo teatro renascentista sobrevivente, não foi o primeiro teatro permanente do período. Também não foi o primeiro construído por Palladio, que já havia projetado teatros em Veneza e Vicenza. O Olimpico foi, no entanto, seu projeto teatral mais ambicioso, e que colocaria em prática seus conhecimentos de arquitetura clássica e arte contemporânea.



     O Olímpico não foi a reconstrução de um outro teatro. Palladio projetou seu auditório de inspiração romana dentro de uma fortaleza abandonada. Remodelar um edifício pré-existente forçou o arquiteto a ajustar seus planos iniciais. Como resultado, e diferentemente dos teatros romanos, a área de assentos de Palladio forma uma curva elíptica em vez de um semicírculo. Um espaço altamente decorado, o auditório curvo é enfeitado por um pórtico colunado adornado com esculturas de inspiração clássica.

Uma cidade cenográfica


     O palco(Skene) do Teatro Olímpico apresenta uma magnífica fachada de três andares. Profusamente decorada com colunas clássicas, frontões, esculturas e relevos, a fachada tem cinco aberturas, das quais a central assemelha-se a um arco triunfal. Palladio e Vicenzo Scamozzi trabalharam com materiais limitados - usando madeira, gesso e estuque para criar o efeito de mármore branco e polido. As aberturas concedem acesso visual a avenidas projetadas, transmitindo a aparência de uma cidade. Construídas usando uma perspectiva linear, as passagens aumentam a ilusão devido perspectiva forçada que aumenta a noção de profundidade - de modo que um ator que entra no cenário parece um gigante em relação aos prédios.


     As passagens de perspectiva são uma marca do Olímpico, mas suas origens não são claras. Palladio morreu anos antes da inauguração do teatro, numa época em que se esperava que a apresentação inaugural fosse uma comédia pastoral escrita por Fabio Pace. Não foi até 1583, três anos após a morte de Palladio, que a Academia tomou a decisão de realizar a tragédia Édipo Rei. Essa mudança exigiu cenografia retratando uma paisagem urbana em vez de uma paisagem natural. E é nesse período que a Academia Olímpica adquiriu os imóveis adicionais necessários para fazer as avenidas projetadas(vistas ao fundo do palco). Scamozzi concluiu a construção do auditório e acrescentou o design do palco, embora talvez seguindo os desenhos produzidos por Silla, filho e assistente de Palladio. Sejam elas produto dos desenhos de Palladio ou simplesmente inspiradas por ele, as construções de palco da Scamozzi são extremamente inovadoras que nada mais foi do que construir em três dimensões o que tradicionalmente era um cenário de fundo pintado.

Depois do Olímpico


     O resultado do conhecimento antiquário e da inovação artística de Palladio e Scamozzi é um espaço esplêndido e sedutor. No entanto, apesar de suas qualidades fascinantes, o Teatro Olímpico rapidamente caiu em desuso após sua primeira produção. Sua influência é palpável, no entanto, em dois teatros do norte da Itália construídos logo após o Olimpico: o Teatro all’antica em Sabbioneta de 1590, também construído por Scamozzi, e o Teatro Farnese em Parma de 1618.

Autor: Dr. Javier Berzal de Dios
Tradutor: Jonh Almeida
Texto Original

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